segunda-feira, 7 de setembro de 2009

AIDS - Teoria sobre a origem - parte 1


A teoria mais aceita sobre a origem do HIV é que em algum lugar da África Central, provavelmente entre 1910 e 1950, um chipanzé caçador contraiu o vírus ao se ferir enquanto esquartejava uma carcaça de macaco.
A seguir, o vírus simiano sofreu uma mutação, transformando-se no HIV e espalhando-se entre os humanos, na maioria dos casos por meio de relações sexuais. No entanto, “muita gente não acredita nisso e diz que a origem do vírus está na vacina contra a poliomielite, em agulhas sujas, em tatuagens ou em práticas tribais malucas”, afirma Hahn. “Isso revela falta de argumentação”. Especialistas que não estão vinculados ao estudo dizem que ele é plausível.
Ronald Desrosiers, professor de genética da Escola de Medicina da Universidade Harvard, diz que “parece que a teoria faz sentido” e demonstra como é fácil a transferência de doenças entre espécies. Outro especialista, Edward Hooper, argumentou no seu livro de 1999, “The River” (“O Rio”), que o vírus de chipanzé foi transmitido aos seres humanos quando uma vacina oral experimental contra a poliomielite foi cultivada em um meio contendo células de chipanzé e utilizada em regiões do antigo Congo Belga, de 1957 a 1960.
Ele diz que o novo estudo é “razoavelmente plausível, embora baseado em dados limitados”. “Não tenho problemas com relação à ideia de que os chipanzés contraíram o vírus ao comerem macacos”, afirma.
Os cientistas acreditam que dois vírus de macaco estão envolvidos no processo, já que o vírus dos guenons (Cercopithecus nictitans) era o mais assemelhado na parte do genoma que contém o código para o envelope protéico do micro-organismo, enquanto que o vírus do mangabey (Cercocebus torquatos) apresentou maior similaridade em um segmento diferente.

Um comentário:

  1. POR TODAS AS POSSIBILIDADES LISTADAS DE SUA ORIGEM, FICA A PERGUNTA, COMO PODE UMA DOENÇA TÃO DEVASTADORA NÃO TER CURA MAS APENAS CONTROLE APÓS O CONTÁGIO(VIVER ESCRAVO DE UM COQUETEL PELO RESTO DE SUA EXISTÊNCIA) , TENDO A MESMA MAIS DE 30 ANOS DE DESCOBERTA. SERÁ QUE COM TODOS OS AVANÇOS NA MEDICINA NÃO HAVERIA UMA VACINA PARA A PREVENÇÃO, OU ESTAMOS PASSANDO POR CONSTATAÇÕES APOCALIPTICAS, POIS O MUNDO VEM CAMINHANDO PARA UMA INVERSÃO DE VALORES, PERDA DE REFERÊNCIA FAMILIAR, ONDE A AMBIÇÃO E O PRAZER MOMENTANÊO SUPERAM O RESPEITO E DIGNIDADE DO SER HUMANO.

    ResponderExcluir