quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Alcoolismo - COMPORTAMENTO -4/4

Outro princípio comportamental é o do casamento experimental, cada vez mais comum na sociedade que, por sua vez, continua cada vez mais permissiva. Na opinião de seus praticantes, o casamento experimental parece ser um conceito sensato, notadamente ao que concerne ao processo sexual tido como o ponto básico para o sucesso do casamento. Mas, assim como no casamento tradicional, não viveria apenas de sexo. A vida em comum tem implicações bem mais profundas, além da afetividade proporcionada pelo amor, capaz de mudar muitos tipos de comportamentos.

Os ensinamentos deixados por alguns filósofos, pensadores e educadores, têm servido como referência para muitas pessoas que perderam o veradeiro sentido da vida. Nenhuma forma de injustiça praticada pela sociedade deverá se sobrepor às nossas responsabilidades relacionadas aos nossos princípios morais. Esses cuidados deverão ser sempre suficientes para enfrentarmos os perigos das influências negativas observadas continuamente.

Recentemente foram exibidas pela televisão imagens de juízes, advogados, com os braços algemados tais e quais meliantes, mas que prestam juramento e profissão de fé, muitos sobre o manto de enorme farsa, desistimulando os que sonham servir a sociedade. Muito poderia ser acrescentado neste capítulo sobre o fenêmeno chamado comportamento cujo significado é desconhecido por grande parte da sociedade.

"Quando você nasceu todos sorriam, só você chorava; viva de tal maneira que quando você morrer todos estarão chorando, só você estará sorrindo" (Santo Agostinho)

Nelson Martins - autor do livro Alcoolismo e a Vida em Sociedade. Editora Komedi-2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário