quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Curiosidades -2 - A CÉLULA HUMANA.

A cada segundo, milhões de novas células invisíveis e despercebidas são criadas no processo incessante de autorrenovação. As células das quais toda matéria viva é feita, são capazes de sofrer incríveis transformações químicas, produzindo os infinitamentes complexos hormônios, proteinas e vitaminas. Executam notáveis façanhas de " engenharia biológica"- sendo o exemplo mais importante a formação do óvulo humano. No momento da fecundação esta única célula determina exatamente o tipo do ser humano que está sendo criado, chegando até ao detalhe da ondulação do cabelo e da cor dos olhos.

As células de nosso corpo são mais semelhantes à população de um planeta. Mas, embora montem a trilhões, elas normalmente trabalham em perfeita harmonia; cada membro dessa complexa sociedade contribui para o bem-estar das outras. A célula é formada de três partes principais: o núcleo, o citoplasma e a membrana externa. O núcleo regula a estrutura a fim de que a célula produza somente cópias exatas de sí mesma. As células dos pulmões produzem só células de pulmões; a dos rins, só a de rins. O citoplasma é uma substância gelatinosa dentro da qual o núcleo flutua. O núcleo de cada célula contém aproximadamente 46 cromossomos - com excessão das células do óvulo e dos espermatozóides que contêm a metade.Quando se combinam no óvulo fecundado, a célula atinge o número normal de cromossomos. Cada cromossomo contém genes - as sementes hereditárias - que se acredita existir aos milhares no corpo humano.

É preciso considerar o fator "aptidão inclusiva", que consiste em constatar a similaridade - em curso indireto, pelo qual a transrerência do código genético dar-se-á dos avós para os netos. Esse fenômeno se verifica não só nas aparências físicas como nos caracteres morais.

Condensado do livro "O corpo humano, suas maravilhas e seus cuidados" - Seleções do Readere's Digest - Editora Ypiranga S.A. 1964.

Nenhum comentário:

Postar um comentário