segunda-feira, 25 de julho de 2011

Autores da Bíblia . O LIVRO de RUTE.

O livro de Rute é um relato breve e anônimo. Pode ser datado de 1050 a C, no começo da monarquia de Israel. A narrativa do Livro de Rute, tem ocasionado diferentes conclusões quanto ao seu propósito. Os interpretes da Bíblia não têm tido dificuldades em uma análise sobre sua base teológica; O desafio tem sido encontrar um tema central que perpasse todo o texto. A finalidade principal parece incluir a legitimação da monarquia davídica. A primazia de Davi precisava ser reestabelecida, apesar de haver em sua genealogia uma ascendente moabita. Boaz é o modelo para o parente que redime, ao passo que Rute reflete graciosamente o amor fiel de Deus, vinculado à aliança, buscando refúgio sob as asas do Senhor.

Dificuldades de interpretação. As questões no Livro de Rute, têm fascinado os estudiosos, surgindo os elementos enigmáticos da narrativa, gerando dificuldades sobre data e origem do livro. Vasta literatura abordando os enígmas, que terminam, não raramente, com pouco consenso. Este é um dos fenômenos notáveis da pesquisa bíblica, no sentido de que tais debates não produzem qualquer efeito teórico. Esse relato singelo, deixa a indefinição sobre cada geração de leitores.

Nota: Condensado da Biblia de Estudos de Genebra. - Editora Cultura Cristã (S.P.) e Sociedade Bíblica do Brasil (S.P.) - 1999.

Nenhum comentário:

Postar um comentário