segunda-feira, 4 de julho de 2011

Conceito sobre problemas brasileiros. A miscigenação 1/4

Na abordagem feita sobre o Homem Brasileiro, verificamos a formação étnica e cultural, o branco, o índio e por último o negro. Um fator histórico de extrema importância, é o da miscigenação. A extensão e a intensidade do processo de cruzamento racial resultou das características dos grupos étnicos, acima da capacidade da miscigenação desses grupos e da influência sobre eles exercida pelos fatoresm geográficos, políticos e étnicos.

Os grupos étnicos. Os portugueses e espanhóis eram francamente miscíveis, pois eram produto da própria miscigenação na Península Ibérica. Dos invasores, o que mais cruzou foi o francês; os ingleses e holandeses uniram-se aos grupos brancos aqui existentes.

Os negros constituíram o maior grupo e foram, em determinado período, a população predominante, mas se misturaram muito pouco com os indígenas. Os índios não ofereciam resistência à miscigenação. As limitações surgiram devido ao nomadismo do índio e de certa incompreensão - em matéria de propriedade privada, por exemplo - que resultou em choques contra os portugueses. Um aspecto interessante foi a verdadeira simpatia - para a qual não há explicação - dos tupís-guaranis para com os portugueses e dos tupinambás para com os franceses.

A influência da geografia. A geografia do Brasil foi favorável à miscigenação. A área era perfeitamente habitável e não limitou a presença de nenhum grupo étnico no seu interior. O clima também não constituiu obstáculo. Outro elemento geográfico favorável foi a posição do Brasil em relação à África, mercado natural de escravos. A posição, aliada à facilidade de circulação, criou amplas possibilidades para a introdução do negro e para a manutenção desses contingentes na colônia.

O fator econômico. A aproximação dos diferentes grupos para uma determinada atividade econômica favoresceu a misciginação. A atividade extrativa vegetal aproximou o índio e o branco, seja na extração do pau-brasil, seja na busca de drogas do sertão. Na cultura de cana-de-açúcar, foram aproximados o branco, o negro e o índio, principalmente o branco e o índio, de vez que a quantidade de índios que os paulistas entregaram ao Nordeste, superou largamente o efetivo de negros importados da África, Na área canavieira, a miscigenação foi mais intensa e extensa do Brasil: extensa porque abrangeu os três grupos; e intensa porque nas atividades do engenho havia épocas de ociosidade, quando então a miscigenação era extremamente intensificada. De modo geral, a mesma coisa acontecia nas demais áreas agrícolas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário