sábado, 21 de agosto de 2010

QUEM É VOCÊ ?

Traga sempre em sua memória que, ainda que você enfrente filas numerosas no banco, no trânsito, no supermercado, e tenha que conviver com políticos extremamente corruptos investidos no poder e legitimados por uma massa enorme de pessoas que lhes garanta periódicante, e o que é pior, muitas vezes pessoas de seu próprio sangue. Você não é mais um idivíduo que, pela lei, recebeu uma identificação baseada em um número aleatório. Apesar disso tudo, você não é apenas alguém cujo valor social deva ser respeitado pela simples marca de uma ordem numerica de identidade ou de um cartão de crédito. Ainda que você tenha vários defeitos, cometa alguns erros em determinados momentos, seja derrotado pela ansiedade, não há outra pessoa igual a você no palco da vida. Se você não existisse, o universo não seria o mesmo.
Diante disso, que seja inesquecível que o Autor da vida, para muitas pessoas que o conhecem e para mim, que escrevi parte de sua biografia neste livro, você não é mais uma pessoa na multidão. Consideramos você um ser insubstituível.
Condensado do livro "Você é insubstituível" de Augusto Cury -Editora Sextante

sábado, 14 de agosto de 2010

AUTORES da BÍBLIA - LEVÍTICO

A conclusão de que Moisés escreveu Levítico, procede do caráter interno do próprio Levítico que aponta Moisés como autor do Pentateuco.
Data e ocasião: Levítico, do início ao fim as palavras de DEUS a Moisés e ao seu irmão Arão. Na Bíblia de Estudos de Genebra, jamais é informada ou a data - mesmo aproximada - quando e como essas palavras foram escritas. Segundo a biblia referida, possivelmente, tenha ocorrido durante a peregrinação no deserto antas da morte de Moisés (1406 aC). A maioria dos exetas (críticos), cita a redação de Levítico na era pós - Exodus, aproximadamente no século VI aC. Entretanto, essa opinião é improvável, em razão de o período levítico não se ajustar a esse tempo tardio. A característica do livro de Levítico representa um desafio maior ao leitor, sendo necessária certa imaginação para visualizar o quando das cerimônias e dos rituais que formam o principal do livro, em especial aos conceitos de pecado, sacrifício e expiação, encontrados em Levítico e uasdos no Novo Testamento para interpretar a morte de Cristo.
Levítico, corresponde aos levitas, membros da tribu hebraica sacerdotal de Levi.

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Peculiaridades da Língua Portuguesa - 36

Aprender = adquirir conhecimento, a partir de estudo, instruir-se. Apreender= apanhar, pegar, fazer apreensão. Arquear = dar forma de arco, curvar. Afável = dedicado, educado no trato com outrem, amável. Boceta = pequena bolsa de tecido para guardar moedas, fumo picado e pequenos objetos. Cacologia = qualquer vício de linguagem; palavra empregada erradamente. Cativo = quem perdeu a sua liberdade, encarcerado, dominado. Carcomido = corroído deteriorado. Cônscio = sentimento que permite ao ser sobre o certo vivencia, sobre o certo ou errado. Cortês = refinado, civilizado, urbanizado. Drapejar = fazer dobras em um tecido; ondular. Desperdiçar = gastar com exagero, esbanjar. Esperdiçar = desperdiçar. Extasiar = manifestar admiração profunda. Enfunado = cheio de orgulho. Elevadiço = capaz de elevar-se. Fálico = relativo ao falo ou ao seu culto. Imolar = matar em sacrifício à divindade. Imperativo = que acentua o caráter de mando, de autoridade. Longevo = que alcançou idade avançada. Marulhar = agitar em forma de ondas. Mancebo = que está na juventude, moço. Ordenança = soldado às ordens de uma repartição, ou de uma autoridade militar. Placebo = preparação neutra de um medicamento. Ponderação = qualidade de quem age com reflexão, com meditação. Paradigma = exemplo que serve como modelo. Pretérito = que não é nem do presente nem do futuro; passado. Particípio = uma das formas nominais do verbo, com a caraterística de nome. Redundância = insistência desnecessária das mesmas ideias; excesso de palavras.

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

A pizza e a classe média. Parte 3 - Final

Além do desencanto e revolta, de extraordinária importância, há pelo menos dois resultados pouco auspiciosos desse relativismo moral. Na operação da economia, é preciso desviar enormes recursos para fiscalizar e controlar. São recursos que poderiam gerar riquezas, mas que são usados para impedir que um roube do outro. Como entenderam os paises protestantes (que têm os menores níveis de corrupção), honestidade vira riqueza.
Outra consequência péssima é que as regras de funcionamento do serviço público se tornam restritivas e travadas, na vã tentativa de impedir a malversação de recursos e os desfalques. As proteções são frágeis e facilmente contornadas pelos pilantras. Mas, na ânsia de proteger os cofres públicos de uns poucos desonestos, acabam por impedir a máquina governamental de cumprir seu papel. Qualquer administrador público em Brasília sabe muito bem: ou se arrisca, operando na margem da legalidade, ou quase nada poderá fazer.
Uma loja de departamentos americana muito bem-sucedida - a Nordstron - distribui aos funcionários um cartão com seu código de conduta para assuntos da empresa. O texto é breve: "Em caso de dúvida use o bom senso". Pena que nosso serviço público não possa receber o tal cartão, pois os regulamentos impedem o uso do bom senso.
"COMO VAMOS FAZER UMA OPERAÇÃO 'MÃOS LIMPAS' SE AS MÃOS DA CLASSE MÉDIA ESTÃO SUJAS? SE TIVERMOS UMA OPERAÇÃO MÃOS LIMPAS, AS NOSSAS ELITES DEVERÃO SER AS PRIMEIRAS A ENTRAR NA FAXINA"

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

A pizza e a classe média. Parte 2

Quem cola está fraudando a meritocracia da escola, em que a nota é a recompensa pelo esforço do estudar e aprender. Professor que não dá aula na hora em que deveria dar está roubando tempo do Estado e do aluno, pois tempo é o que compra seu salário. Professor de tempo integral na universidade pública que não cumpre seu horário de permanência está roubando (=tempo) do erário público. O que faz esse mesmo professor quando sua empregada não cumre seus horários?Quando o pivete rouba a bolsa da nobre senhora é crime sem perdão. Quando a empregada leva a comida da casa da patroa é fraqueza de caráter dos pobres. Mas não se fala em roubo quando a madame ou o seu marido deixam de pagar os impostos devidos, subornam o guarda para não pagar multa, fazem contrabando ou subfaturam compras. É como se roubar do Estado não fosse crime mas o próprio Estado induz à sonegação criando impostos que levariam à falência muitas empresas pequenas, se elas fossem pagá-los. Como vamos fazer uma operação "mãos limpas"se as mãos da classe média estão sujas e ela não vê entre atestado falso, roubo de tempo, superfaturamento e desfalques em estatais? Quando são os pobres ou os ilustres parlamentares, é crime. Quando é o cidadão ou a família, é o jeitinho, é a vitória da astúcia sobre o sistema. Se tivermos uma operação mãos limpas, as nossas elites deverão ser as primeiras a entrar na faxina.

terça-feira, 10 de agosto de 2010

A pizza e a classe média. Parte 1

A publicação deste blog, extraido de um artigo escrito pelo economista Claudio de Moura Castro, publicado na edição da revista Veja, editada em 28 de setembro de 2005, com o título original "Por falar em pizza", dá bem a ideia da metamorfose econômica verificada a partir da década de cinquenta, tendo como cenário o surgimento da atual classe média. As classes ricas e pobres, existentes desde os primórdios da humanidade, são os principais agentes da economia, presentes em todos os países capitalistas, e sempre foram os componentes de uma balança sem o fiel.
O comportamento gerado pela cultura da maioria dos brasileiros, revela cada vez mais a acentuada falta de solidariedade, bem como o processo de amealhar para sí todos os meios possíveis que o favoreça, em detrimento de quem quer que seja. Cláudio de Moura Castro, assim registrou em seu artigo, a passagem da qual foi testemunha ocular: Estava sozinho em minha mesa de pizza. Inevitavelmente, bisbilhotava as conversas da família na mesa ao lado. Estavam indignados com o mensalão e outras manifestações de corrupção e desonestidade de nossa classe política. A conversa mudou. O médico e o professor narravam um episódio em que se discutira com um amigo ou parente acerca de um atestado médico para justificar faltas ao trabalho. Deu um por três dias, mas a pessoa queria um para a semana toda. O atestado afirmava que o paciente tinha um caso de conjuntivite. Para dar mais credibilidade receitou também um colírio, mas advertiu que não era para usar, já que não tinha nada no olho. A conversa saltou da indignação, diante das estripulias do PT, para o riso, no caso do atestado. Não parece haver ocorrido a nenhum dos presentes que tanto o caso do mensalão quanto o atestado são claros de roubo. Não é menos que isso, não é menos roubo. Não é o roudo in extermes, para a sobrevivência, o único perdoável. Ali eram todos de classe média. A cola é roubo de conhecimento para passar sem saber, isto é, enganar o sistema de controle de qualidade da escola.

sábado, 31 de julho de 2010

Conceito sobre problemas brasileiros - Patriotismo - Parte 2/2

- Aos antepassados, pelo amor à terra onde viveram e repousam, pelo reconhecimento do patrimônio moral e intelectual que nos legaram e pela disposição de continuarmos sua obra, enriquecendo -a.
- Aos demais membros da sociedade contemporânea, por serem pessoas provenientes dos mesmos ascendentes, educadas nos mesmos costumes e unidas por laços de recordações comuns e interesses afins.
- Ao solo, por ser o sustentáculo dos monumentos que servem para nos comunicar a sensibilidade, as disposições de espírito, o nível técnico e científico, os grandes episódios históricos das gerações passadas, por ser a fonte de sustentação econômica por excelência das gerações atuais e por estar sempre permeável a receber as sementes dos monumentos que quisermos legar à posteridade, como testemunho eterno do nosso nível de cultura.
Esse conceito de civismo deve ser bem vivo dentro do brasileiro. O homem cívico sente, age e pensa como um elemento solidário da comunidade nacional, honestamente predisposto a trabalhar pelo progresso material, moral e intelectual do Brasil. O homem cívico tem espirito de iniciativa e responsabilidade, tem espírito de justiça, é ajustado às boas normas de convivência, pratica os preceitos éticos que regem o dever em todas as acepções, tem participação ativa nas atividades da vida comunitária, respeita as leis, é leal nas atitudes, trata com respeito a família, ama o trabalho e aproveita sadiamente o lazer.
Possui, enfim, todos os requisitos e sentimentos que dignificam o indivíduo na sociedade - na família, na escola, na profissão, na Igreja, na Pátria e na humanidade.

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Conceito sobre problemas brasileiros - Patriotismo - Parte 1/2

O conceito de patriotismo pertence ao conceito de civismo. Podemos imaginar civismo - devoção pelo interesse público, segundo os dicionários - como sendo o círculo mais interno entre três círculos concêntricos, sendo o mais externo o da religião e o médio o círculo da moral.
Dessa forma, os atos, os direitos e deveres cívicos pretencem a um grupo maior de atos, direitos e deveres morais, que por sua vez se vinculam a princípios permanentes originados de Deus, que nós chamamos de religião. Religião tomada com o sentido - religare - da criatura do Criador e não com o sentido confessional ou sectário. A moral considerada como parte da filosofia que trata das obrigações e qualidades do homem, e também como estado de ânimo de uma coletividade ou individualidade qualquer - o moral.
Possui ainda o civismo três componentes: Caráter, Ação, Patriotismo, todos visando ao Bem Comum. Caráter é a firmeza de atitudes, mais importante do que nunca neste mundo em que vivemos, onde os neutros, de atitudes dúbias, são isolados vez cada vez mais como elementos perigosos e não dígnos de confiança. Ação é movimentação positiva, permanente e intensa em benefício da Pátria. Pátria é a nação considerada na sua projeção histórica, como uma grande família unida, com inúmeros vínculos que estabelecem uma união indissolúvel. Patriotismo é amor à Pátria e às suas tradições, com espírito de renúncia. Não é amor platônico, ou fraternal, ou filial , ou qualquer outro. É o amor total, na sua mais alta expressão ou significado. Amar com capacidade de não desejar nada em troca. Quem ama nada pede e não julga. Ajuda e compreende. Esse amor se estende :

domingo, 25 de julho de 2010

Peculiaridades da Língua Portuguesa - 35

Acrofonia = sistema gráfico antigo; consistia em atribuir um símbolo à uma palavra. Aleatório = depende do caso, das circunstãncias. Apanéia = pensão concedida aos filhos e às viúvas. Apneia = suspensão momentânea da respiração. Determinado = decidido; firmemente resolvido. Difusão = divulgar, difundir, propagar. Descrição = efeito de descrever; reprodução. Discrição = qualidade de quem não chama atenção. Escorreito = que não tem defeito; que é correto. Emaranhado = que se apresenta misturado, confusamente. Espécime = amostra, peça individual de uma coleção. Espécie = característica comum; que serve para dividir os seres em grupos. Faloforia = festa pagã em honra ao falo, carregado em procissão. Falo = imagem do órgão reprodutor masculino; símbolo do reprodutor da natureza. Gregário = que tende a viver com muitas pessoas ; sociável. Gutural = relativo a garganta; som proveniente da garganta. Insubordinado = desobediente, indócil. Instar = pedir com insistência; solicitar reiteradamente. Mutilação = amputação de uma parte do corpo. Mago = estudioso dos astros. Profusa = grande quantidade; abundância. Quântica = relativa a uma grandeza física. Souvenir = objeto característico de um lugar. Sobretudo = acima de tudo; casacão de uso para o inverno. Solstício = cada uma das datas do ano em que o Sol atinge o maior grau do afastamento angular da linha do equador

sábado, 24 de julho de 2010

Alcoolismo - Recaídas - Parte -2

Até que o quadro da recaída seja percebido por familiares, suas espectativas crescem de forma inacreditável. Esse clima de otimismo e de mudanças do ambiente familiar é enorme quando o fato é inusitado. Entretanto, no íntimo do dependente é travada verdadeira batalha emocional prestes a ser percebida por pessoas próximas. Começam a ser notadas modificações em seu humor; sua respiração fica ofegante e suas manifestações verbais tornam-se ríspidas. Sua explosão física e mental é iminente; talvez em horas ou dias ocorrerá uma crise, cujas proporções melhor não serem vividas pela família.
Nunca foi possível à psiquiatria estabelecer o período de abstinência quando este ocorre. Alguns especialistas chegam a admitir que as famílias nunca deveriam almejar de forma honesta, salvo total desconhecimento do assunto, a recuperação do alcoólatra. É importante ressaltar que a abstinência no alcoolismo provoca uma imperiosa e compulsória reposição da bebida alcoólica no organismo, em quantidades muito maiores do que às normalmente ingeridas, até que tenha sido satisfeito o limite de sua necessidade orgânica.
O episódio da recaída, considerado normal para familiares que conhecem as consequências da dependência alcoólica, nunca deveria criar expectativas de recuperação da saúde do alcoólatra compulsivo, pois, como citado no prefácio do livro Alcoólicos Anonimos - edição de 1994, (Dr. William D. Silkwort) o alcoolismo é uma enfermidade de caráter emocional, progressiva e incurável.
Do livro O Alcoolismo e a Vida em Sociedade. Autor: Nelson Martins - Editora Komedi - 2006

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Alcoolismo - Recaídas - Parte 1

Embora a fase de dependência alcoólica seja destrutiva no decorrer de 24 horas diárias, não só do usuário, mas principalmente de familiares próximos, nada é tão temeroso quanto a "recaída ou recaída seca". Em que consiste esse episódio? O termo "recaída" significa mudança de um aspecto ou resultado de algo prejudicial, em geral inesperada. É fácil entender que toda recaída é uma consequência de algo anteriormente acontecido de forma positiva. Para as pessoas que conhecem a problemática da dependência alcoólica, essa melhora causa preocupações muias vezes maior que o próprio estado das crises naturais do portador da doença.
Qual o veículo da recaída? As sérias advertências feitas muitas vezes sem o devido cuidado, internações em clínicas de recuperação e outras tentativas sem resultados esperados criam no dependente aumento de ansiedades e tensões que o tornam mais acuado do que o próprio sentimento lhe permite. Sem outra opção no momento, o doente se condiciona à ideia de ter que parar de beber a qualquer custo gerando assim o processo de abstinência.
Do livro Alcoolismo e a Vida em Sociedade. Autor: Nelson Martins- Editora Komedi - 2006.

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Homeopatia

Método terapêutico em que só administra remédios capazes de produzir, no estado de saúde, efeitos semelhantes aos que se observam na doença que trata. A homeopatia, guiando-se pela fórmula "os semelhantes curam-se pelos semelhantes", foi imaginada por Samuel Friedrich Christian Hahnemann, na primeira metade do século XIX. Segundo Hahnemann, deveríamos imitar a Natureza que, às vezes, cura uma doença crônica adicionando-lhe uma outra e empregar na doença que se pretende curar, o medicamento capaz de produzir uma enfermidade muito semelhante à primeira. Seu método funciona no seguinte: 1º. : Prova do remédio na pessoa sã para a construção de uma teoria dos sintomas. 2º. : Seleção e administração dos remédios segundo a doutrina dos semelhantes. 3º. : Remédio único. 4º. : Doses mínimas. Observação: opõem-se à Alopatia.
Fonte: Dicionário Ilustrado da Editora Globo. 1960.

quinta-feira, 15 de julho de 2010

AUTORES da BÍBLIA - ÊXODO

O titulo do livro "ÊXODO", deriva da palavra grega Êxodos que significa "saída" ou "partida".O livro recebe o seu nome a partir do evento central da saída do Egito, registrada nos primeiros quinze capítulos. A data e a ocasião, assumindo a autoria mosáica, deve datar o livro após o acontecimento do êxodo (1450 - 1440 aC ) e antes da morte de Moisés, próxima a 1406 aC. O livro começa com a descida de Israel ao Egito, e termina com Israel no Sinai aonde o tabernáculo é concluído.
As dificuldades de interpretação da rota do Êxodo, têm sido tópicos de consideráveis debates. Diversos temas importantes destacam-se em Êxodo. No primeiro, o livro conta como o senhor libertou Israel do Egito para cumprir a sua aliança com o país. Um segundo elemento importante, é a revelação da aliança no Sinai que especifica o relacionamento entre Deus santo e o seu povo. O terceiro tema deriva dos dois primeiros e é sua consumação; trata - se do restabelecimento da morada de Deus com o ser humano. Assim, Deus resgatou o seu povo de forma poderosa da escravidão do Egito.
Fonte: Bíblia de Estudos de Genebra. Editora Cultura Cristã -1999.

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Peculiaridades da Língua Portuguesa - 34

Ampulheta = artefato para medir o tempo por um recipiente em dois compartimentos de vidro. Alquimia = quimica da idade média que procurava descobrir os males físicos. Almiscar = substância usada na confecção de perfumes. Confidente = uma pessoa a quem se confere segredos. Curdo = nascido no Curdistão, região do Iraque. Diapasão = escala geral dos sons, posição ocupada por uma voz ou instrumento. Despensa = divisão de uma residência em que ficam guardados os mantimentos. Dispensa = permissão para não executar um dever. Dórico (dórica) referente a mais antiga das três ordens arquitetônicas gregas. Excêntrico = indivíduo que age ou pensa de maneira extravagante. Estupefato = assombrado, admirado, perplexo. Iconoclasta = o que destroi imagens religiosas, ou se opôe à sua adoração. Inquisição = tribunal instituido pela Igreja Católica, para julgar herejes. Jônico = pertencentes a uma das ordens arquitetônicas clássicas. Jocoso = que provoca o riso, divertido, cômico. Maçonaria = relacionamento entre pessoas, caracterizado por particularidades que só eles têm conhecimento.
Óbulo = sinalização usada nos antigos manuscritos, para reexame ou correção. Ósculo = beijo dado ou recebido como sinal de reconciliação ou amizade. Ocultista = que pratica o fenômeno das ciências ocultas, como magia. Oximoro = expressão que combinam palavras de sentido oposto;(música silenciosa, obscura claridade, caos sereno, etc.). Soturno = que não possui alegria e vivacidade, melancólico. Teofisico = aparição ou revelação da divindade; manifestação de Deus. Trepanação = técnica cirúrgica que consiste em perfurar um osso do crânio. Usurpador = que se apodera por violência ou meios injustos. Usuzário = que é de uso habitual, comum, frequente. Usurário = obcecado por adquirir e acumular dinheiro, que não gosta de gastar. Vilipendiar = tratar algo ou alguém com desprezo. Xiismo = crença muçulmana caracterizadapela convicção religiosa e política do profeta Maomé; que obedece o critério da consanguinidade.

sábado, 12 de junho de 2010

A CONQUISTA DA FELICIDADE.

Ao aprender a amar, o homem derramará lágrimas não de tristeza, mas de alegria. Chorará não pelas guerras nem pelas injustiças, mas porque compreendeu que procurou a felicidade em todo o universo e não a encontrou. Perceberá que Deus a escondeu no único lugar em que ele não pensou e, procurá-la: dentro de si mesmo. Nesse dia, sua vida se encherá de significado e uma revolução silenciosa ocorrerá no âmago de seu espírito: a soberba dará lugar à simplicidade, o julgamento dará lugar ao respeito, a descriminação dará lugar à solidariedade, a insensatez dará lugar à sabedoria. Mas esse tempo ainda estará distante. Por quê? Porque nem sequer descobrimos que a pior miséria humana se encontra no solo da emoção. O homem sonha em viver dias felizes, mas não sabe conquistar a felicidade. Os poderosos tentaram dominá -la. Cercaram-na com os exércitos, encurralaram-na com armas, pressionaram - na com suas vitórias. Mas a felicidade os deixou atônitos, pois nunca o poder conseguiu controlá -la. Os magnatas tentaram comprá-la. Construiram impérios, amealharam fortunas, compraram joias. Mas a felicidade os deixou perplexos, pois ela jamais se deixou vender, e lhes disse: "O sentido da vida se encontra num mercado onde não se usa dinheiro!" Por isso há miseráveis que moram em palácios e ricos que moram em casebres. Os cientistas tentaram entender a felicidade. Pesquisaram-na, fizeram estatísticas, mas ela os confundiu, dizendo: "A logica numérica jamais compreenderá a lógica da emoção!" Perturbados, descobriram que o mundo da emoção é indecifrável pelo mundo das ideias. Por isso, os cientistas que viveram uma vida exclusivamente lógica e rígida fora infelizes.

terça-feira, 1 de junho de 2010

Sugestão:uma lista para refletir.

Veja a lista com algumas doenças e os sentimentos que podem desencadea-las: Amidalite: Emoções reprimidas, criatividade sufocada. Anorexia: Ódio ao extremo de si mesmo. Apendicite: Medo da vida. Bloqueio do fluxo do que é bom. Arteriosclerose: Resistência. Recusa em ver o bem. Asma: Sentimento contido, choro reprimido. Bronquite: Ambiente familiar "inflamado", gritos e discussões. Câncer: Mágoa profunda, tristezas mantidas por muito tempo. Colesterol: Medo de aceitar alegria. Derrame: Resistência. Rejeição da vida. Diabetes: Tristeza profunda (uma vida sem doçura). Diarréia: Medo, rejeição, fuga (eliminar de dentro o que está ruim). Dor de cabeça: Autocrítica, falta de autovalorização. Enxaqueca: Medos sexuais. Raiva reprimida. Pessoa perfeccionista. Fibromas: Alimentar mágoas causadas pelo parceiro. Frigidez: Medo. Negação do prazer. Gastrite: Incerteza profunda. Sensação de condenação. ideias mal digeridas. Hemorróidas: Medo de prazos determinados. Raiva reprimida. Pessoa perfeccionista. Hepatite: Raiva, ódio. Resistência a mudanças. Insônia: Medo e culpa. Labirintite: Medo de não estar no controle. Meningite: Tumulto interio. Falta de apoio. Nódulo: Ressentimento, frustração. Ego ferido. Pele (acne): Individualidade ameaçada. Não aceitar a sí mesmo. Pneumonia: Desespero. Cansaço da vida. Pressão alta: Problema emocionalmente duradouro e não resolvido. Prisão de ventre: Preso ao passado. Medo de não ter dinheiro suficiente. Pulmões: Medo de absorver a vida. Quistos: Alimentar mágoa. Falsa evolução. Resfriados: Confusão mental, desordem, mágoas. Reumatismo: Sentir-se vítima.Falta de amor. Amargura: Rinite Alérgica: Congestão emocional. Culpa. Crença em perseguição. Rins: Crítica, desapontamento, fracasso. Ronco: Teimosia, apego ao passado. Sinusite: Irritação com pessoas próximas. Tireóide: Humilhação. Úlceras: Medo. Crença de não ser bom o bastante. Varises: Desencorajamento. Sentir-se sobrecarregado.
Dr. Gil Serra.
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Fone (19) 3825-2035. gilserra0110@terra.com.br
Dr. Gil Serra
Mesmo que não acreditemos nessa teoria, não custa refletir sobre isso e mudar aquilo que pode transformar a nossa vida para melhor. Pense nisso.

sábado, 29 de maio de 2010

Peculiaridades da Língua Portuguesa - 33

Anfitrião = aquele que recebe convidados; aquele a quem se homenageia . Arrazoado = conjunto de alegações das partes litigantes em um processo. Adrenalina = disposição física emocional, além do normal. Adensar = tornar mais denso, mais espesso. Andrajos = trapos, farrapos. Arbítrio = domínio ou poder de sua vontade. Bonomia = característica de pessoa bondosa. Ceticismo = falta de crença, incredulidade, dúvida. Copta = língua originada no antigo Egito. Consoante = que concorda. Choça = cabana rústica feita com materiais como palha, ramagens. Docente = referente ao que ensina. Densidade = compacto, quantidade de dados. Decente = que está em conformidade com os padroes morais e éticos. Descente = que se dirige para baixo. Demência = perda progressiva de memória. Doxologia = compreesão superficial da realidade de um fato. Exuberante = em que há abundância. Especular = estudar com atenção, pesquisar, investigar. Espécie = característica comum que serve para dividir os seres em grupos. Espécime = formação de espécies. Gregário = que gosta de ter a companhia de outras pessoas. Infante = relativo à infância. Infâmia = o que fere a honra de algo, ou uma instituição. Infana= antigo título de nobreza, inferior a fidalgo. Nauseabundo = que causa náuseas, repugnante, asqueroso. Pavana = dança renacentista. Radical = brusco, violento difícil. Rememorar = trazer à memória, relembrar. Saturar = encher inteiramente, chegar ao limite. Sibilar = produzir som agudo. Savana = tipo de formação vegetal mista. Síncope = perda dos sentidos devido à deficiência de irrigagação sanguinea. Sincopado = movimento fortemente acentuado. Volúvel = opinião de quem muda constantemente. Vitupério = atitude ou gesto de quem tem o poder de ofenfer, insultar. Vilipendiar = tratar com desprezo.

Conceito sobre problemas brasileiros - Parte 2/2

Na esfera econômica, as relações entre educação e prosperidade têm sido documentadas em quase todos os países. Não obstante, em alguns persiste ainda a tendência de se considerar que o país economicamente forte é que está em condições de educar o povo. Mas a verdade é exatamente o oposto: o sucesso econômico é que depende das realizações educacionais. Não existe base real para a prosperidade fora da capacidade desenvolvida da população no campo educacional. A educação desenvolve a capacidade de produção. O mais prático sistema para o Estado moderno é um bom sistema de educação. O governo brasileiro declarou várias vezes, através de seus representantes, que considera a educação como o mais rendoso e importante de todos os investimentos nacionais. Resta transformar a declaração em ação.
Ao se organizar um bom sistema educacional, a tradição escolar do País deve ser levada em conta, pois não devemos importar soluções para nossos problemas educacionais, como o sistema americano, francês, russo ou alemão pudessem resolver as distorções encontradas entre nós. O brasileiro é completamente diferente de todos os outros povos do mundo, e possue uma filosofia existencial também diferente. Devemos pois, buscar na nossa história escolar as soluções desejadas, como temos feito em outras áreas, como a econômica e a política. Podemos, entretanto, aproveitar uma ou outra experiência de sistemas extrangeiros, desde que se adaptem ao homem brasileiro. Algumas das escolas mais ineficientes do mundo são aquelas que imitaram totalmente as tradiçóes acadêmicas extrangeiras. Haja vista os casos dos Liceus franceses, talvez a organização de ensino de humanidades mais eficiente da França. Copiados pelos outros países, inclusive pelo Brasil, tornaram-se verdadeiros fracassos.
O patriotismo é um importante fator educacional, mas é interpretado tão diversamente em culturas diferentes que exige cuidadoso estudo por parte dos organizadores de escolas e de programas escolares. Em alguns países, o cultivo sistemático do patriotismo envolve detalhado estudo das forças sociais, políticas e econômicas em operação na área; em outros apenas a adulação verbal e escrita aos símbolos da nacionalidade, muitas vezes incluindo pessoas e o culto da personalidade. O que é patriotismo?

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Conceitos sobre problemas brasileiros. Parte 1/2

OS FATORES EDUCACIONAIS.
Língua; Religião; Economia ; Tradição escolar; Patriotismo.
Esses fatores não estão em ordem de importância relativa. Cada país, cada Nação, cada comunidade local, difere de todos os outros grupos quanto a importância e quanto à força de cada um desses fatores.
A língua, falada e escrita, é um fator educacional extremamente importante, porque a maior parte dos conhecimentos ainda são transmitidos através dela. Em alguns países a língua tem apresentado graves problemas, como na Índia, onde há quatorze línguas oficiais e mais de duzentos dialetos, ou na Rússia, onde há mais de noventa dialetos; ou ainda na China, onde, além das dificuldades naturais que o chinês apresenta, como escrita ideográfica, falam-se mais de duzentos dialetos. Na Irlanda, o governo tem recomendado insistentemente que se fale e se escreva o irlandês, como tradição histórica nacionalista, e não o inglês, como acontece. Na Suiça são usados normalmente o italiano, o francês e o alemão, mas grande parte da população fala quatro ou cinco idiomas. Em alguns paises com grande influência econômica e tecnologia americana, como o Japão, falar inglês é comum e, às vezes, mesmo indispensável em certas profissões.
No Brasil não temos os problemas encontrados em países como os citados acima, no falar e no escrever, e, portanto, no educar e instruir. Podemos facilmente imaginar o que acontece com estudantes chineses quando sua família é transferida de província e de região: começa tudo novamente e, não raro, uma nova língua, praticamente, tem que ser aprendida. E isso dentro da mesma Nação.
Felizmente, em nosso País, todos se entendem perfeitamente, exceção feita de uma ou outra palavra, como bergamota, aipim, cola, macaxeira, terneiro, mussuã, tucupi, chuleta e outras que foram aprendidas por quem vem de outras regiões brasileiras.
A religião pode ser um fator educacional. importante ou não, no sistema educacional do povo, como nos EUA e Inglaterra. Mas em outros atuou e ainda atua, como fator negativo, bloqueando constantemente o progresso, porque baseada em ritos misteriosos que mantêm o povo subjugado pelas supertições e magias, como em alguns paises da África e Ásia

domingo, 23 de maio de 2010

DADOS SOBRE A SORBONNE.

SORBONA. Centro Educacional da Universidade de París, fundado em 1252 por Robert de Sorbon, e destinado inicialmente a albergar estudantes pobres. Tornou-se famosa, especialmente em teologia, e a palavra de seus professores era tida sem apelação. Nos primeiros anos do século XVII, Richileu fez construir novo edifício, que por sua vez foi substituido em 1885. Em 1896, a Sorbona foi incluida na Universidade de París, e passou a compreender as faculdades de literatura, ciência e teologia. Está situada no Bairro Latino.
SORBON (Robert de). Teólogo francês (1201-1274). Embora de origem humilde, tornou-se sucessivamente cônego de Cambrai, capelão e professor do Rei São Luiz, cônego de París e chanceler da Universidade. Fundou um colégio onde os clérigos pobres tivessem ensino gratuito de teologia, instituição ao que o rei concorreu com importantes subvenções. Essa fundação, em doações ulteriores, tornou-se a sede principal da Universidade de París. Deixou numerosos escritos, entre os quais se salientam: De conscientia ; De tribus deites; De confessione; De matrimônio, etc.
Fonte: Dicionário Enciclopédico Ilustrado. Editora Globo - 1960.
Nelson Martins.